Amizade: s.f. Simpatia, estima, afeição independente do amor sexual e da família.
Hoje eu tive uma imagem muito pura de amizade que me fez ir atrás do significado da palavra. Duvido que você já não tenha observado uma vez se quer o mesmo que eu: a lealdade entre um cão e um mendigo.
O homem ia à frente meio sem rumo. Seguindo seus passos, quase como numa marcha, o cachorrinho (daqueles vira-latas mais queridos) o acompanhava de perto. Parecendo um cão de guarda, embora seu corpo franzino e seu rabinho serelepe não inspirassem muito medo.
Mais adiante, no banco da praça, o cachorro encontra um resto de comida e num gesto de aviso, pula no seu comandante, de forma a mostrar o seu achado. O mendigo na hora se vira e corre em direção ao alimento do dia. Sentados lado a lado, um no banco e outro no chão, dividiam cada pedaço do sanduíche velho. Embora as posições definam os personagens, suas feições e trejeitos me fizeram confundir, tamanha similaridade e sintonia de seus corpos.
Um sabia da importância daquilo para o outro, e assim, matavam muito pouco da fome sem reclamar. A preocupação era mútua, em seus olhos sinceros.
Quem ali é de dono de quem? Quem depende de quem? O mendigo e o cão, companheiros da vida. Não tinham ninguém, agora têm um ao outro. Um sentimento terno e descomedido de julgamentos. Sentimento daqueles que dividem as mazelas da rua, e juntos confortam o frio, a carência e a solidão.
Afinal quem mais acolheria aquele pobre homem? Um maltrapilho, cheirando mal. E aquele cachorro sujo? De pêlo enosado, cheio de pulgas.
As condições unem os dois amigos, quase por necessidade. E a necessidade faz nascer no coração um afeto de resistência a pobreza do mundo exterior. Já o interior destes, é rico em carinho e nobreza, pois tem um ao outro. E ninguém duvida disso.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmuito bom....gostei muito, tu conseguiu perceber coisas que muitas pessoas não conseguem porque geralmente preferem ignorar essas pessoas quando cruzam por elas...
ResponderExcluirbeijo :)